Normas para publicação

A aceitação ou recusa das contribuições depende de um processo de avaliação uma vez que serão enviados e avaliados por um júri composto por membros de reconhecido valor e isenção científica.

O conselho editorial não se compromete com nenhum tipo de prazo para a aceitação ou recusa dos textos, tentando, contudo, ser o mais rápido possível.

O conselho executivo reserva-se o direito de, quando e como o considerar oportuno, publicar artigos que considere de elevado valor científico ou, em geral, que representem contribuições pertinentes para a Resdomus, sem que estes estejam sujeitos a avaliação por parte do júri.


Normas de redacção dos textos aceites na Resdomus

A colaboração com a Resdomus não é remunerada.

Os textos ficam disponibilizados à Resdomus por tempo indeterminado.

No caso em que seja exigido pelo conselho editorial, o autor deverá fornecer uma versão do seu texto em Inglês. Poderão ser submetidos textos em outras línguas desde que seja fornecida uma versão portuguesa para publicação conjunta.
Os textos aceites para serem publicados deverão respeitar as normas estabelecidas pelo modelo fornecido pelo conselho editorial.

O conselho editorial reserva-se o direito de exigir uma redução do texto ou do número das imagens à publicar.

Quando existentes, as imagens deverão respeitar a normativa vigente referente aos direitos de autor, ficando o autor do artigo responsável pela sua utilização.

O autor do artigo será integralmente responsável pelo material (texto e imagens) fornecido à Resdomus.

Normas para publicação de artigos.

O artigo para publicação deve atender às seguintes normativas:

Originalidade: o artigo não precisa de ser inédito, mas caso ele tenha sido publicado, é fundamental colocar uma nota de rodapé junto ao título, contendo a referência completa da publicação original.

On-line: a publicação on-line é composta pelo titulo e subtítulo, uma imagem com/sem legenda, origem do artigo (se aplicável), resumo e ficheiro, em formato pdf, com o artigo na integra. O pdf é produzido pelos editores.

Resumo e imagem: o autor deve apresentar resumo de até 500 caracteres (com espaço), antes do início do artigo, e escolher uma imagem para serem apresentados on-line.

Tamanho: o artigo deve ter um máximo de 30.000 caracteres (com espaços), em ficheiro editável de texto, em formato doc e de acordo com o modelo fornecido (template).

Modelo: artigo é enviado no modelo fornecido (template). A utilização do modelo deve ser rigorosa, não podendo ser utilizadas diferentes formatações ou estilos. A incorrecta utilização do modelo pode impedir a publicação do artigo.

Língua: os artigos podem estar redigidos em português ou espanhol.

Ilustrações: as imagens que acompanham o artigo (fotos e desenhos) devem ser enviadas em formato jpg, RGB, 1000 pixels de largura, altura na proporção. O número ideal de imagens é de 10, com um limite máximo de 15 imagens; no texto deve ser indicada a colocação da imagem (fig. x); as imagens devem estar colocadas no texto enviado (utilizando o modelo); as imagens também são enviadas em separado com as características solicitadas.

Origem das imagens: no fim do artigo deve ser indicada a origem das imagens de acordo com o modelo.

Notas de rodapé: notas ao texto e todas as referências bibliográficas devem ser registadas em notas de rodapé, com numeração arábica e apresentadas no fim do artigo de acordo com o modelo.

Modelo para submissão de artigos (Template)

Envio de artigos:
resdomus.journal@gmail.com


Referenciação bibliográfica (exemplos base):


COLOMINA, Beatriz, "La maison comme media", L'Architecture d'Aujourd'hui, nº 320, 1999, p.42-47

LEAL, João, "Retratos do povo: etnografia portuguesa e imagem", in José Machado Pais, Clara Carvalho, Neusa Mendes Gusmão (org.), O Visual e o Quotidiano, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2008, p.117-143

RAMALHO, Maria Irene, Poetas do Atlântico: Fernando Pessoa e o modernismo anglo-americano, Porto, Edições Afrontamento, 2007