Marcel Breuer versus Álvaro Siza. Considerações a propósito de dois processos de reformulação conceptual do modo de habitar.

Raquel Geada Paulino (Arquitecta, FAUP/PDA)

A possibilidade e pertinência de empreender uma reflexão, tendo por base uma leitura da obra desenvolvida por Marcel Breuer e por Álvaro Siza, resultam do facto de, em ambos os percursos e no que diz respeito especificamente à temática da habitação unifamiliar, se identificar uma mesma postura que se prende com a introdução de uma reformulação tipológica que, em ambas as situações e de forma manifestamente diversa, se revela de grande alcance e expressão.

Não se pretende defender a tese de que existe uma relação directa entre os referidos percursos, mas identificar, a partir de uma leitura comparada, algumas convergências de princípio que concorrem – a par de outras abordagens e desde a 1.ª metade do séc. XX -, para uma refundação do universo doméstico. Do exercício de confronto emerge um conjunto de temas que orientam e caracterizam a produção arquitectónica de A. Siza e que, do nosso ponto de vista, estruturam a matriz de leitura que permite identificar os desenvolvimentos tipológicos operados. Pretende-se, desta forma, esclarecer o processo de reformulação do modo de habitar explorado por A. Siza.