C + C + W 2013




CONFERÊNCIA 8 de Abril de 2013, 18h00m - Auditório Fernando Távora, FAUP. Entrada livre. 
Mark Swenarton, " Neave Brown: developing a new format for urban housing".

COLÓQUIO 10 de Abril de 2013, 14h30m - Auditório Fernando Távora, FAUP. Entrada livre.
WORKSHOP 8 a 12 de Abril de 2013 - FAUP. Alunos de Projecto 3, com a orientação de todos os docentes da Unidade Curricular.

Apresentação:
O grupo de investigação Atlas da Casa do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto organiza a quarta edição do evento C+C+W que congrega uma Conferência, um Colóquio e um Workshop sob a temática da Casa e do Habitar.
Nesta edição contamos com a participação de Mark Swenarton (professor de arquitectura na Universidade de Liverpool; co-fundador e co-editor das revistas Architecture Today em 1989 e Ecotech em 2000; director da Escola de Arquitectura de Oxford entre 2005 e 2010; publicou Homes fit for Heroes em 1981, Artisans and Architects em 1989 e Building the New Jerusalem em 2008; investigador da arquitectura de Neave Brown e outros em Camden nas décadas de 1960 e 70; autor da exposição Cook`s Camden que esteve no The Building Center em 2010 e no Bristol Architecture Center em 2012; director da Timber Reserch and Development Association de 2006 a 2009; presidente do painel de revisão de projetos da CABE- Commission for Architecture and the Built Environment de 2008 a 2011 e é actualmente consultor na Design Council CABE) e de Alfonso Alvarez Mora (catedrático de urbanismo da Universidade de Valladolid, director do Instituto Universitário de Urbanística e coordenador do grupo de investigação reconhecido de Planificação Territorial y Urbanística, membro da Comissão Externa de Aconselhamento Científico do CEAA).

Organização:
Luís Soares Carneiro, Marco Ginoulhiac, Francisco Fontes.
O colóquio é organizado em colaboração com o Grupo de Investigação de Teoria, Crítica e História da Arquitectura do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) - Escola Superior Artística do Porto.

Suporte:
CEAU-FCT; CEAA

 

COLÓQUIO - Call for Papers

Introdução:
A temática da Casa e do Habitar define-se pela sobreposição de conceitos fundamentais como Espaço, Arquitectura, Cultura Material, Habitar e Projecto, que servem de chave comum para o cruzamento de saberes em diferentes campos disciplinares. Esta sobreposição tem por base o princípio de que o contorno de um tema de investigação é definido mais pelas narrativas que se convocam do que por um rígido espartilho entre áreas de conhecimento estanques.
A habitação surge assim como terreno primordial de encontro de disciplinas que, de acordo com a sua identidade, traduzem conhecimentos indispensáveis para o aprofundamento dos temas em seu redor.
Tendo como ponto de ancoragem e de referenciação a disciplina da Arquitectura, o âmbito de aplicação final desta temática de investigação é o do Projecto de Arquitectura, nomeadamente o projecto da casa e dos sistemas habitacionais plurifamiliares e colectivos correlacionados com a produção industrial e com a concepção tecnológica.
Pretende-se, assim, acolher e articular investigação proveniente de áreas como a Antropologia e a Sociologia, a História, os Cultural Studies, a Arte e o domínio das imagens, a Filosofia e a Comunicação.

O colóquio integrado no C+C+W dirige-se aos estudantes do Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) da FAUP. As comunicações apresentadas serão atribuidoras de créditos no âmbito da sua formação e curricula.

As propostas de comunicação deverão ter, no máximo, 500 palavras e estarão sujeitas a apreciação anónima pelo conselho científico da revista Resdomus. Serão seleccionadas 4 ou 5 propostas tendo em conta a sua relevância no âmbito da temática definida para o colóquio.
As propostas de comunicação seleccionadas serão apresentadas no Colóquio e deverão ter a duração máxima de 20 minutos, terminando a sessão com uma Mesa Redonda.
Deverão dar ainda origem a um artigo completo, elaborado de acordo com as normas próprias da Resdomus (consultáveis em www.resdomus.blogspot.com).


Organização do Colóquio:
Luís Soares Carneiro (CEAU/FAUP), Marco Ginoulhiac (CEAU/FAUP), Francisco Fontes (FAUP).


Mesa do colóquio:
Maria Helena Maia (CEAA/ESAP)
Mark Swenarton (CABE/Escola de Arquitectura da Universidade de Liverpool)
Alfonso Alvarez Mora (CEAA /UVa)
Rui Ramos (FAUP - Atlas da Casa - Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo)


Calendário:
4 de Março de 2013: limite para envio de propostas para resdomus.journal@gmail.com
11 de Março de 2013: comunicação aos autores da aceitação das propostas
5 de Abril de 2012: limite para envio do artigo completo
10 de Abril de 2012: colóquio


Publicação:
Os artigos completos serão publicados na Resdomus, plataforma editorial online de cruzamento e de divulgação de diferentes linhas de investigação em redor dos temas da casa, do habitar e do projecto arquitectónico realizadas no Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) da FAUP e no grupo de investigação FCT Atlas da Casa (CEAU).
A Resdomus é uma publicação sujeita a peer review.

Contacto e informações:
C+C+W, Atlas da Casa, CEAU                    
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Rua do Gólgota, 215, 4150-755 Porto
c+c+w@arq.up.pt  |  www.arq.up.pt  |  www.resdomus.blogspot.com